top of page

Simbiose

Bruna Andrade e Marcelo Zissú

Fenômeno natural em que dois organismos distintos se conectam, tecendo redes harmoniosas e produtivas.

Na vastidão da natureza, essas conexões surgem em várias escalas, do macro ao micro, desde o micélio que se entrelaça sob a terra até os misteriosos movimentos da dança planetária. O ambiente e seus fragmentos revelam a complexidade da teia que nos envolve, onde as conexões simbólicas da vida - muitas vezes imperceptíveis -

tornam-se tangíveis à medida que nos aproximamos e nos

afastamos.

 

Num contexto contemporâneo de distanciamento dos instintos, onde as interações predominam virtuais e voláteis, torna-se essencial o contato com a matéria. A necessidade de reconexão com os elementos que nos circundam, que possibilitam o retorno aos modos simbióticos de operar; aqueles que nos atravessam e nos movem em direção à natureza interior e exterior.

 

Em seus próprios domínios, Bruna Andrade e Marcelo Zissú cultivam suas formas de se conectar com os ciclos, coletando e estudando os retalhos da trama natural que permeia a existência. Da biodiversidade e sua interdependência à complexidade das engrenagens cósmicas, cada um, com suas peculiaridades, busca compreender as respostas para a formação do todo.

 

A efemeridade dos trabalhos não só simboliza a passagem do tempo como as fragilidades das relações e transmutações que podem ocorrer no esbarrar da constância e construção da vida. Os trabalhos são, por sua vez, o retrato de um momento, um fragmento passível de transformações e modos de existir.

bottom of page